Movimento Repensar

Início

O QUE É O

MOVIMENTO REPENSAR?

Trata-se de uma iniciativa de um grupo independente de pesquisadores (pastores e missionários), residentes no Brasil e na Europa, oriundos de distintas igrejas protestantes, que analisam o impacto da secularização pós-moderna no dimensionamento quantitativo e qualitativo de denominações protestantes/evangélicas, no contexto brasileiro e europeu.

Este grupo tem se reunido desde 2016 para desenvolver suas atividades de pesquisa, reflexão e difusão de uma consciência eclesiológica que contemple a designação bíblica da Igreja em seu caráter de transcendência sobre os limitadores históricos, culturais e ideológicos, que por vezes a têm afrontado. De forma mais específica, temos nos debruçado sobre o preocupante processo de secularização, cujas bases são o pragmatismo, o pluralismo e o relativismo, apregoados como soluções para o assim chamado, pejorativamente, fundamentalismo religioso.

Para podermos entender como estes fenômenos têm impactado as nossas igrejas, temos realizado uma grande pesquisa de campo, entrevistando clérigos e outros líderes cristãos de denominações históricas, consideradas alicerces do Protestantismo, na Europa (Reino Unido e Alemanha) e na América Latina, especificamente no Brasil.

Alguns dos nossos objetivos específicos são:

  1. Identificar a correlação existente entre secularização pós-moderna e o esvaziamento verificado na Europa, em igrejas nacionais como a Luterana e a Anglicana, bem como em denominações livres ou não conformistas, a exemplo da Assembleia de Deus, Batista, Congregacional, Metodista e Presbiteriana.

  2. Identificar a correlação existente entre secularização pós-moderna e o crescimento numérico da igreja evangélica brasileira, notadamente nas denominações tradicionais, tais como Assembleia de Deus, Batista e Presbiteriana.

  3. Conhecer a ortodoxia e a ortopraxia dominantes entre os remanescentes de igrejas protestantes/evangélicas europeias, atingidas pelo esvaziamento, e entre igrejas evangélicas brasileiras, em notado crescimento numérico.

  4. Propor ações e direcionamentos, a partir dos resultados da pesquisa, sobretudo os que estejam relacionados com o fomento e o fortalecimento do intercâmbio missionário entre Brasil e Europa.

A difusão dos resultados da pesquisa se dará através da publicação de um livro, com os dados do estudo. O mesmo terá a finalidade de servir de referência teórico-prática, especialmente para clérigos e líderes protestantes/evangélicos, integrantes de agências missionárias, professores e estudantes de cursos de Teologia e Ciências das Religiões, quanto à percepção, compreensão e formas de intervenção dos líderes entrevistados, em relação aos impactos trazidos pela secularização pós-moderna, aos seus contextos de atuação.